Como evitar SPAM no Facebook

Vamos falar um pouco do Facebook? Quem aqui nunca acessou o Facebook levanta a mão!?

Ninguém? A velhinha ali atrás? Ah, estava só coçando o suvaco, ok.

 

Hoje, qualquer pessoa tem um perfil nesta (na minha opinião) incrivel rede social. Com um potencial muito maior que o Orkut, Twitter, entre outras. Mas o poder do Facebook é usado corretamente? Todos tem certeza que sim, ou não? Vou falar um pouco do que acredito ser o porque o site faz tanto sucesso, e o motivo é o mesmo que poderá leva-lo a desgraça, como não tão usado Orkut.

 

A facilidade de compartilhar informações através do Facebook é usada de maneira tão desenfreada que quase nenhum usuario consegue ficar livre de spam. Mas como assim SPAM?

Facebookspam

Segundo o site antispam.br, a definição de Spam é:

“Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando o conteúdo é exclusivamente comercial, esse tipo de mensagem é chamada de UCE (do inglês Unsolicited Commercial E-mail).”

Ainda pode ter os seguintes tipos (principais):

Correntes (chain letters)

Um texto característico de uma corrente geralmente pede para que o usuário (destinatário) repasse a mensagem um determinado número de vezes ou, ainda, "para todos os amigos" ou "para todos que ama". O texto pode contar uma história antiga, descrever uma simpatia (superstição) ou, simplesmente, desejar sorte. Atualmente, o envio em massa de correntes diminuiu bastante, continuando freqüente em grupos e listas de discussão de amigos.

Algumas correntes utilizam métodos de engenharia social para convencer o usuário a repassar a mensagem, ou seja, a "não quebrar a corrente". Alguns exemplos de correntes divulgadas por e-mail podem ser consultadas no site Quatro Cantos.

 

Propagandas

Os spams com conteúdo de propaganda são conhecidos como UCE (Unsolicited Comercial E-mail). A publicidade pode envolver produtos, serviços, pessoas, sites etc.

Esse tipo de spam é motivo de discussão e polêmica, afinal, é possível fazer marketing na Internet sem fazer spam. No entanto, aqueles que insistem em divulgar sua imagem ou negócio por meio de mensagens não solicitadas, acabam comprometendo sua credibilidade. A solução é o marketing responsável na rede.

Por outro lado, alguns spams oferecem produtos que não existem e serviços que nunca serão entregues. Os casos mais comuns são os e-mails vendendo pílulas milagrosas para melhorar o desempenho sexual de homens e mulheres ou, ainda, para perder peso dormindo.

 

Ameaças, brincadeiras e difamação

Existem casos de envio de grande quantidade de e-mails ou mensagens eletrônicas contendo ameaças, brincadeiras inconvenientes ou difamação de amigos ou ex-(maridos, esposas, namorados e namoradas). O ato de enviar uma grande quantidade de mensagens, por si, já caracteriza o spam.

Quando a pessoa ou empresa envolvida nesse tipo de spam sentir-se lesada, pode registrar Boletim de Ocorrência na Polícia e, eventualmente, conduzir processo por calúnia e difamação, por exemplo.

Mesmo que o texto especifique somente os e-mails como fonte de spam, quem leu o texto irá ver que pode identificar praticamente os 3 tipos nas suas atualizações do Face. Tudo bem gordinho, eu até entendo essa preocupação no e-mail, mas no Facebook? Que merda de preocupação tosca.

 

Não, pequenos gafanhotos, não é uma preocupação tosca e sim prezar pelo Facebook pelo que ele foi concebido e não pela sua banalização. O Face foi feito para ser uma rede fechada e academica, para troca de informações entre os estudantes. Claro que desde aquela epoca todos poderiam postar algum tipo de spam, mas isso foi por muito tempo irrelevante pela quantidade de pessoas na rede.

 

Agora o problema é muito diferente, pois gera uma lentidão muito grande quando as pessoas acessarem o Facebook, além de uma poluição visual sem tamanho para todos os usuarios e suas timelines.

Gostaria de dar aqui algumas dicas para tentar diminuir o spam no Face, e deixar o uso dessa rede social mais facil:

1) Compartilhe somente aquilo que REALMENTE lhe agrada, pois quando mais coisas você compartilhar, mais isso vai aparecer nas timelines alheias. Se gostar de alguma coisa, clique em “Curtir” e isso também vai aparecer na sua timeline, mas de maneira mais discreta, não aparecendo aquela foto gigante pra quem não quer ver.

2) Sempre que for compartilhar alguma coisa, pense 2 vezes antes de clicar. Pense se seus amigos irão gostar ou achar bonitinho. Não tenha medo de não clicar, pois se seus amigos tem o mesmo gosto que você eles irão curtir a mesma pagina que você viu.

3) Recomende para seus amigos a pagina que você viu, e deixe que seus amigos escolham se querem ou não receber as atualizações daquela pagina.

E não menos importante:

4) Tenha BOM SENSO.